segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Exército do Brasil: Manoel Marques de Sousa


O sargento mor MANOEL MARQUES DE SOUSA nasceu em 1780, na Vila do Rio Grande, filho do tenente general Manoel Marques de Sousa. Após os estudos iniciais, assentou praça na Legião de cavalaria ligeira do Rio Grande, ascendendo a 6 de novembro de 1799 a ajudante, posto com que participou na campanha de 1801. É promovido a capitão comandante da 2.ª companhia. 

Participa nas operações do Exército Pacificador da Banda Oriental, em 1811. Dois anos depois, a 13 de Maio de 1813, é graduado em sargento mor da Legião. 

Em 1816, com 36 anos, é destacado no comando de um esquadrão da sua legião e um esquadrão da Legião de Voluntários Reais de São Paulo, formado das 2.ª e 4.ª companhias.

Imagem
Igreja Matriz de São Pedro e Capela da Ordem Terceira de São Francisco, Vila do Rio Grande, retirada de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lateral_da_Igreja_Matriz_S%C3%A3o_Pedro.jpg?uselang=pt

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito interessante e original. Podia pf incluir um botão para seguimento? Seria mais fácil estar a par.. .) Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, RMacedo. Coloquei duas facilidades no menú, à direita, com duas formas de seguir. Obrigado pela dica. Jorge Quinta-Nova

      PS: Vou pôr hoje um post acerca da tomada de Maldonado pela Marinha Portuguesa, através das memórias de um 1.º tenente da Brigada real de Marinha; faz hoje 200 anos. E amanhã fará 200 sobre o encontro entre Lecor e Nicolás de Vedia, emissário de Buenos Aires. As coisas acontecem rápido neste final de novembro.

      Eliminar
    2. Em 1702 tem um sargento mor recebendo concessão de terra na serra da Borborema, Manuel Marques de Souza

      Eliminar